quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

LICENCIAMENTO AMBIENTAL EM SANTOS E BAIXADA SANTISTA

A EngCart - Mapas e Projetos possui equipe de excelência e os melhores equipamentos para executar todos os tipos de licenciamento ambiental, principalmente em áreas costeiras de mangue e mata atlântica, que precisam ser protegidas e por isso têm uma rígida fiscalização.
Realizamos Relatório Ambiental Preliminar (RAP); Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV); Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental (EIA-RIMA); Projetos de Regularização, Intervenção em APP e Supressão de Vegetação em loteamentos.
Atendemos os segmentos da construção civil e industrial.
Todos os nossos serviços seguem os mais rigorosos padrões de qualidade e exigências normativas e legais da CETESB, IBAMA e GRAPROHAB.

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

MAPEAMENTO DE ÁREAS DE INTERESSE ARQUEOLÓGICO


A EngCart - Mapas e Projetos, em contrato com a empresa Thera Arqueologia de São Paulo, executou os mapeamentos de 10 áreas de interesse arqueológico para a obtenção das licenças LI, LP e LO de empreendimentos como pequenas centrais hidrelétricas, estradas, ferrovia e gasodutos.

Delimitação de AII de uma PCH: polígonos sobrepostos à imagem de satélite com modelo digital de terreno.




O objetivo foi oferecer estudos técnicos para que os empreendimentos de adequem nas exigências do Instituto do Patrimônio Histórico e Arquitetônico (IPHAN).

Delimitação de AID e ADA de uma PCH.

A cartografia foi produzida a partir da locação dos poços testes amostrais em vértices georreferenciados, da delimitação das áreas de influência (ADA, AID e AII), que foram convertidas em SIG e sobrepostas em imagens de satélites.

Demarcação de sítios arqueológicos e delimitação de perímetro.

Todo o trabalho de geoprocessamento serviu tanto para o planejamento e execução dos trabalhos de campo quanto para comporem os relatórios técnicos entregues ao IPHAN.

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

IMPORTÂNCIA E APLICAÇÕES DO GEOPROCESSAMENTO


Por Lucas Batista

Devido a complexidade da sociedade contemporânea, a cartografia se tornou a mais importante ferramenta para qualquer tipo de pesquisa e análises espaciais.
Construir informações sem demonstrar sua ocorrência no espaço termina em generalizações que levam à abstrações distantes de resultados práticos. E para fugir desses erros, o adequado é enquadrar as pesquisas e serviços em uma consistente metodologia cartográfica.

Imagem de satélite com resolução de 50cm/pix
Através de um mapeamento de precisão, variáveis como, por exemplo, áreas mais infestadas por aedes aegypti; focos de descarte irregular de lixo; localização de equipamentos de saúde; dados topográficos e pluviométricos; todos cadastrados com precisão por GNSS/RTK, se sobrepostos em uma imagem aérea ortorretificada (ortofoto), transformam-se  em uma Carta de Vulnerabilidade de epidemias como dengue, zika e chikungunya, pode munir os agentes de saúde com dados para potencializar suas ações de campo.

Mapeamento da ocupação de domicílios por setor censitário.
Esse foi apenas um simples exemplo para as diversas aplicações do geoprocessamento: gerenciamento costeiro e portuário, logística dos transportes, construção civil, meio ambiente, saúde pública, mobilidade e planejamento urbanos,  arqueologia, retificação de imóveis rurais, estudos econômicos, sociais e políticos, hidrologia, geologia, entre outros.