sábado, 5 de março de 2016

PROJETO DE TRABALHO TÉCNICO SOCIOAMBIENTAL - PTTSA

A área Socioambiental, de competência e responsabilidade técnica do Sociólogo, Psicólogo, Assistente Social e Pedagogo, encontra-se em crescimento, principalmente em decorrência das grandes Obras de Engenharia.

A Sociologia Ambiental, recente área técnico-científica tanto no Brasil como no Mundo atual, propõe uma visão integrada entre meio ambiente e sociedade para inovar as políticas de urbanização e obras de engenharia. Integrar a sociedade ao meio ambiente faz-se necessário para fugir das ações obsoletas e equivocadas que dicotomizaram essas áreas por praticamente todo o século XX e negligenciaram os impactos sociais e ambientais traumáticos que vivemos nos dias de hoje.

O Trabalho Técnico Socioambiental nessas obras tem como objetivo envolver de forma programada a população do entorno das construções, atuando na implantação de ações participativas e socio-organizativas que desenvolvam novos hábitos e costumes perante o meio ambiente para promover atitudes responsáveis e sustentáveis nas comunidades.

Todas as faixas etárias são envolvidas, com ações planejadas conforme os graus de instrução e compreensão da realidade que cada grupo apresenta, passando pelas crianças, jovens, adultos e idosos.

As principais ferramentas utilizadas nessas ações são Estudos Socioeconômicos e Geoespaciais, com práticas de Educação Ambiental e Sanitária em busca de aumentar a eficácia das Obras na medida que a população, devidamente conscientizada dos impactos das melhorias da engenharia em determinada área, passa a praticar atitudes mais compromissadas com o meio ambiente e dessa forma aumentam a eficácia social e ambiental dos empreendimentos.

A realização de aulas de campo, acompanhadas do ensino de conceitos como urbanização, microbacia hidrográfica, relevo, erosão, assoreamento, lixo, poluição das águas e solo, matas ciliares, causas e consequências de enchentes, uso e ocupação do solo, planejamento urbano etc., são componentes curriculares obrigatórios para um exitoso PTTSA.

Outro aspecto importante do Trabalho Técnico Socioambiental é sua capacidade em gestionar conflitos entre a empresa de engenharia e a população do entorno das obras que, devido aos impactos causados pela construção, tais como desvio de trânsito, poeira, barulho do maquinário pesado, lama nos tempos de chuva, manejo e deslocamento populacional, alterações na paisagem, etc.; podem ver o empreendimento como transtorno e assim se mobilizarem contra, o que causa um embate desgastante e desnecessário entre a empresa de engenharia, o contratante e a comunidade.

Para evitar que isso ocorra, a EngCart mapeia as associações representativas da comunidade, as principais empresas e órgão públicos e, por meio de ações informativas, apresenta a obra como fator necessário e indispensável para o desenvolvimento socioeconômico e ambiental da área em questão. Dessa forma, os mais importantes representantes da comunidade, dos órgão públicos e das empresas são transformados em parceiros das obras de engenharia e dessa forma se tornam agentes multiplicadores das ações socioambientais.

Em suma, a importância de um PTTSA é relevante tanto para Prefeituras quanto para empresas de engenharia, já que pode ser realizado em praticamente todos os tipos de obra, onde os técnicos socioambientais, aliados à equipe de engenharia, são profissionais indispensáveis para garantir ações sustentáveis para o futuro, melhorar a certificação da empresa, amplificar sua responsabilidade social e ambiental e promover sua imagem enquanto instituição preocupada em desenvolver atividades sócio organizativas e práticas de cidadania nas áreas onde realiza suas obras.

A EngCart - Mapas e Projetos planeja e executa PTTSAs para todos os tipos de empreendimentos.

Faça contato conosco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário