terça-feira, 28 de fevereiro de 2017

MAPA DOS PAÍSES MAIS TÓXICOS DO MUNDO

Author: Fran Whittaker-Wood

Tradução: Lucas Batista


A mudança climática é uma das maiores ameaças que enfrentamos. O Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climática da ONU (IPCC) alerta que as emissões de gases de efeito estufa, ao seu nível atual, podem causar um impacto desastroso e irreversível no Planeta.

Os efeitos das alterações climáticas já são claros: 2016 foi oficialmente considerado o ano mais quente dos últimos tempos, com temperaturas superiores aos últimos 115.000 anos, o causou na Antártida uma fissura na prateleira de gelo de Larsen C. Esse iceberg tem um quarto do tamanho do País de Gales e caso venha a se quebrar, há preocupações que ele fará com que o nível do mar suba quatro centímetros.

Agora é mais importante do que nunca que os países em todo mundo lancem iniciativas sérias para combater a mudança climática, a fim de salvar a Terra de consequências catastróficas. O mapa abaixo revela os países mais tóxicos do Mundo e destaca aqueles que precisam fazer o máximo para limitar seu impacto sobre o meio ambiente e a saúde humana.

Os dados para esta pesquisa foram obtidos da Agência Internacional de Energia e da Organização Mundial de Saúde. O desempenho de cada país foi classificado em cinco fatores:

  1. Consumo de energia per capita;
  2. Emissões de dióxido de carbono provenientes da queima de combustíveis fósseis per capita;
  3. Poluição do Ar;
  4. Mortes atribuídas à poluição atmosférica por 100,00 habitantes;
  5. Produção de energia renovável.
As médias, a seguir, servem para dar uma impressão geral da toxicidade de cada país.

Clique aqui para acessar o mapa dos países mais tóxicos do mundo e também o texto original desse artigo, publicado em 24/01/2017, no site The Eco Experts.


segunda-feira, 13 de fevereiro de 2017

PROJETO DE TRABALHO TÉCNICO SOCIAL PARA O PROGRAMA MINHA CASA MINHA VIDA (PTTS)

O Programa Minha Casa Minha Vida (PMCMV) foi construído pelo Governo Federal com o objetivo de facilitar a conquista da casa própria pela população de baixa renda.

Fonte: Governo Federal.

E para a sua realização é necessário a execução de um Projeto de Trabalho Técnico Social (PTTS), que deve ser executado em paralelo às obras de engenharia civil. Junto com a construção das moradias, as Prefeituras Municipais devem apresentar junto à Caixa Econômica Federal (CEF) - o agente financiador do PMCMV - um projeto para envolver as famílias beneficiárias de forma participativa em ações socioambientais e de geração de renda.

A EngCart - Mapas e Projetos planeja e executa, para empresas e prefeituras, todas as ações necessárias de um PTTS, em conformidade com o Caderno de Orientação Técnica Social (COTS) da CEF.

Ações que planejamos e executamos em seus respectivos eixos de acordo com o COTS:


1. Eixo Mobilização e Organização Comunitária:


1.1. Mapeamento de lideranças e organizações sociais locais

Objetivo: identificar os líderes e associações comunitárias e promover ações auto-organizativas para torná-los multiplicadores das ações do PTTSA.  

1.2. Constituição da Associação de Moradores

Objetivo: instituir juridicamente o associativismo local para empoderar a população.

1.3. Censo Domiciliar Participativo

Objetivo: atualizar os dados socioeconômicos das famílias através de um trabalho de campo que também as capacite para o exercício de sua cidadania.

1.4. Diagnóstico Infraestrutural Participativo

Objetivo: Construir coletivamente os conhecimentos sobre a situação infraestrutural do conjunto habitacional, através do levantamento das características da mobilidade (pavimentação, calçamento, acessibilidade e transporte coletivo); eletrificação; rede de água e esgoto; coleta de lixo; acesso a serviços de educação e saúde; e taxas sociais dos serviços infraestruturais.


2. Eixo Educação Ambiental e Sanitária:


2.1. Educação em Saúde

Objetivo: Diagnosticar a situação da saúde. Realizar ações preventivas contra doenças . Produzir um banco de dados sobre a situação da saúde das famílias. Mapear o estado da saúde dos moradores.

2.2. Plano Local de Desenvolvimento Sustentável

Objetivo: Produzir de forma coletiva um documento que apresente a visão estratégica da comunidade local. Apontar os problemas, soluções, metas e ações concretas para promover a sustentabilidade e garantir o futuro do conjunto habitacional.


3. Eixo Educação Patrimonial:


3.1. Educação Financeira

Objetivo: capacitar os responsáveis pelos domicílios em noções de economia doméstica e instrumentalizá-los a gerir o orçamento familiar.

3.2. Zeladores do Pedaço

Objetivo: estimular o cuidado com o patrimônio residencial por meio da difusão coletiva de atitudes e hábitos de conservação dos imóveis e dos espaços públicos.

3.3. Análise da Regularização Imobiliária

Objetivo: analisar a situação cadastral dos imóveis e do financiamento em busca de alguma irregularidade que possa causar a perca do imóvel ou que levo o proprietário a vendê-lo. Comparar com o cadastro imobiliário da PM. Verificar a situação do IPTU social.



4. Eixo geração de Trabalho e Renda:

4.1. Programa de Empreendedorismo

Objetivo: identificar a vocação econômica da comunidade do conjunto habitacional e, diante dela, planejar um programa de estímulo ao trabalho e geração de renda entre as famílias.


5. Eixo Avaliação:


5.1. Avaliação de Resultados através da produção de índices de qualidade.

Objetivo: realizar atividades sincrônicas de avaliação para mensurar a eficácia de todas as ações, através da produção de índices de participação e aprovação de todos os eixos pela comunidade.


A EngCart - Mapas e Projetos planeja e executa cada uma dessas ações, que pdoem ser executas dentro dos cinco eixos ou separadas, conforme a necessidade de seu projeto habitacional do PMCPV.

Faça contato conosco e solicite um orçamento sem compromisso.